domingo, 31 de julho de 2011

PRODUÇÃO ESTÉTICA: “A arte de aprender e ensinar pela primeira vez”.


Vivemos um momento histórico em que (...) do encontro do encontro entre a ciência moderna, os estudos transpessoais e as tradições nasceu a chamada visão holística de mundo ou cosmovisão. Para MORIN (1998), essa nova forma de olhar o mundo deve ser de totalidade, de abertura, de leveza, de clareza e de sensibilidade baseada numa ética solidária e cooperativa.


Como produção estética deixo registrado minha primeira turma enquanto professora, e como já citei algumas vezes, considero que ser professora hoje em dia é uma produção artística, pois produzimos razões, sentimentos, reflexões, ações, encontros e desencontros. Uma arte infinita de produzir pessoas.
Enquanto professora, em tamanhas tentativas promovi a atitude ética respeitando o exercício do direito de aprender de cada aluno, na busca de formá-los competentes, críticos, que possam atuar na realidade como cidadãos conscientes com direito a informação, expressão e reflexão repudiando qualquer forma de discriminação; respeitando, portanto as diferenças culturais, religiosas e sócio-econômicas.
Dessa forma a educação desempenha papel fundamental e se apresenta como alternativa na reconstrução do ser humano como cidadão. Nossa missão é a busca da participação dos alunos para promover a solidariedade através de trocas de experiências, ações educativas.
A cooperação no ambiente escolar e no contexto da sala de aula dá-se com a capacidade de mobilizar diferentes recursos em situações complexas, assumindo uma atitude reflexiva e crítica. Investigar e desenvolver no educando a motivação, a responsabilidade, a sociabilidade, autoconfiança, espírito crítico, respeitando a individualidade de cada aluno.
Aproveitar as relações entre conteúdos e contextos para dar significado ao aprendizado do educando, pois o mundo do trabalho é complexo e exigente, fazendo necessário a busca de profissionais mais competentes, transformando o que foi aprendido em ação.
Enquanto docentes, permitimos a construção coletiva de ações entre educador e educando, através da moralidade e do intelectual, buscando valorizar o conhecimento do educando no processo de ensino e aprendizagem contínuo, propiciando assim condições para o surgimento do pensamento crítico e desenvolvimento das suas potencialidades para a apropriação de um mundo exigente e rápido de mais aos nossos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário